quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

AFINAL GIL VICENTE ESTEVE EM ABAÇÃO!!!...

Entrou pela sala do 9º ano como se estivesse a entrar pela câmara da rainha mãe do futuro D. João III...
  
"Pardeus!!!Pardeus!!!
Sete arrepelões me pegaram à entrada
Mas eu dei uma punhada
a um daqueles rascões!!!..."

D. Manuel, o pai baboso tratou logo de saber quem era aquele atrevido que vinha interromper o sossego e o descanso da rainha!...

Ai, ai!!!...Já lá vai o tempo!!!
Hoje, velho e cansado, 
à morte estou fadado.
Agora espero minha filha
qu´é a única estrela que brilha
no meu firmamento!...
Este é, pois, o momento 
de descansar a preceito.
Entretanto podeis falar 
e até perguntas perguntar
rimadas a seu jeito!...
Fazei perguntas com respeito
para eu responder
com experiência,  
razão e sapiência!


Todos os jovens presentes trataram de questionar o mestre Gil sobre a sua vida, obra, aventuras e mesmo das suas agruras...
Mestre Gil falou de Branca Bezerra, sua mulher, dos filhos e dos personagens dos seus contos contados e representados tais como: Mofina Mendes; Os do Auto da Alma; Os frades da romagem dos agravados e, de como todos os gentios, ricos e pobres, gordos e magros, homens ou mulheres podem tomar o Barco e ir parar ao Inferno.




Sem comentários:

Enviar um comentário