quinta-feira, 8 de maio de 2014

CONTOS, MITOS E LENDAS DA EUROPA!

Porquê um Dia da Europa?

O dia da Europa ou dia da União Europeia é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de maio. A data escolhida reflete o dia 9 de Maio de 1950 em que estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman  e é considerada o embrião da actual União Europeia.
O Dia da Europa é juntamente com a bandeira , o hino, a divisa (Unida Na Diversidade) e o euro  um dos símbolos da identidade comum da União Europeia. Os festejos e actividades deste dia proporcionam uma oportunidade de aproximação dos cidadãos europeus ao conceito de Europa unida e dos povos da União entre si.


A nossa escola não pode deixar passar esta data em branco. O Clube Europeu (em articulação com a Biblioteca) vai desenvolver um trabalho inédito de leitura de Contos, Lendas e Mitos da Europa apresentada pelo docente Fernando Capela Miguel. Este trabalho terá como objetivo promover o conhecimento dos países envolvidos na União Europeia ao nível do património cultural.
A comunidade escolar poderá, desta forma, deslocar-se à Biblioteca para assistir às sessões que decorrerão durante o dia 9 de maio.
A nossa Biblioteca conta, ainda, com a exposição das bandeiras dos países da União Europeia e respetivo ano de integração; com a exposição de obras relacionadas com o tema e com jogos temáticos (Quiz e puzzles).
Este dia da Europa terá, também, uma mega exposição no final do ano letivo com os trabalhos que estão a ser elaborados por todas as EB1/JI.
Visitem a nossa Biblioteca. Valerá a pena!




Sem comentários:

Enviar um comentário