quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto



O que é Holocausto:
Holocausto foi uma ação sistemática de extermínio dos judeus, em todas as regiões da Europa dominadas pelos alemães, nos campos de concentração, empreendida pelo regime nazista de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A palavra holocausto é de origem grega holos (todo) e kaustro (queimado). Do hebraico Shoá (a catástrofe).
Originalmente, o termo holocausto era utilizado para nomear uma espécie de sacrifício praticado pelos antigos hebreus, em homenagem aos deuses, em que a vítima era totalmente queimada.
Causas do holocausto
O ponto fundamental do nazismo era o racismo, segundo essa ideologia, os alemães pertenciam a uma raça superior, a ariana, que sem se misturar a outras raças, deveria comandar o mundo. Os judeus eram considerados seus principais inimigos.
Os judeus foram as principais vítimas da paranoia dos ideólogos nazistas, que os responsabilizavam pelo caos em que a Alemanha vivia depois da Primeira Guerra Mundial e dos tratados de paz. Além disso, Hitler e seus seguidores defendiam a tese de que os judeus eram de uma raça inferior e deviam ser eliminados.
O grande teórico do anti semitismo (conjunto de ideias e sentimentos hostis aos judeus) foi Alfred Rosenberg  e Joseph Goebbels, ministro da Propaganda, seu maior divulgador. As leis contra os judeus cresceram à medida que os nazistas dominaram o poder.
Extermínio dos judeus
Com a Segunda Guerra Mundial, os alemães passaram ao extermínio dos judeus, seguindo métodos científicos. A estratégia de extermínio programado levou à morte cerca de 6 milhões de pessoas nos campos de concentração, sem contar as que morreram nos guetos (cidades dominadas pelos nazistas, cercadas de altos muros e arames farpados, destinada ao confinamento dos judeus).
Nos campos de Auschwitz, na Polônia, em apenas três dias, foram assassinados, nas câmaras de gás e cremados 22 mil judeus. Entre vários outros campos que lembram o horror do genocídio estão: Dachau e Buchenwald, na Alemanha e Treblinka na Polônia.
Com o enfraquecimento da Alemanha, no dia 27 de janeiro de 1945, os soviéticos chegaram ao campo de Auschwitz, onde libertaram os primeiros prisioneiros. Esse dia é hoje o "Dia Internacional de Lembrança do Holocausto".
A Biblioteca deixa aqui algumas sugestões de leitura...

Livro-Holocausto-Historia Livro-Crianca-de-SorteLivro-Homem-Venceu-AuschwitzLivro-Cidadao-do-MundoLivro-Ensinando-Holocausto-EscolaLivro-Filho-HolocaustoLivro-Holocausto-Impacto-PessoasLivro-Historia-Irena-SendlerLivro-Sob-Fantasma-HolocaustoLivro-Bau-de-LagrimasLivro-O-HolocaustoCapa do livro Holocausto BrasileiroCapa do Livro Depois de Auschwitz, de Eva SchlossCapa do Livro: Fuga de Sobibor

Ficam aqui sugestões de links interessantes que poderás consultar...

http://alermaisoholocausto.weebly.com/

http://centrodeartesdesines.com.pt/downloads/


Sem comentários:

Enviar um comentário