segunda-feira, 16 de maio de 2016

Projeto Eco-Parlamento

Grande final realizou-se esta sexta-feira, na Universidade do Minho. Agrupamentos de Escolas de Abação e Fernando Távora completaram o pódio.


O Agrupamento de Escolas das Taipas foi o grande vencedor da primeira edição do Eco-Parlamento de Guimarães, cuja sessão final decorreu na tarde desta sexta-feira, 13 de maio, no Auditório Nobre da Universidade do Minho, em Guimarães. Num parlamento de problemáticas ambientais, a questão da “Substituição das Placas de Amianto” na escola das Taipas foi o tema escolhido pelos estudantes daquele agrupamento.
O Agrupamento de Escolas de Abação, com o projeto “O Celeiro”, conquistou o segundo lugar, enquanto o Agrupamento de Escolas Fernando Távora, cujo trabalho apresentado se intitulou “Dizer não à poluição!”, fechou o pódio numa sessão cuja mesa parlamentar foi presidida pela Vereadora da Educação do Município e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Amadeu Portilha.
Nesta primeira edição do Eco-Parlamento participaram ainda os agrupamentos de escolas Professor Abel Salazar, D. Afonso Henriques, Pevidém e Vale de São Torcato. Cada um deles estava representado por quatro alunos dos vários ciclos de ensino. Depois de feitas as sete apresentações, cada um dos alunos votou nos projetos, tendo essa votação contado 70% para a decisão final.
O Eco-Parlamento, organizado pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, é um dos projetos do programa ambiental PEGADAS. Para além disso está enquadrado na estratégia do “Ano Internacional para o Entendimento Global – Construindo pontes entre os pensamentos globais e as ações locais” (IYGU) para 2016, que visa introduzir os jovens nos planos de desenvolvimento atuais, promovendo a participação de propostas que identifiquem desafios ambientais em Guimarães, procurando soluções sustentadas.




Panorâmica da sala



Os nossos alunos: Lara, Rui, Inês e Diogo 



 Durante a apresentação...



Todas as escolas participantes...


A receberem o troféu do honroso 2º lugar pelas mãos da vereadora da Educação  Drª Adelina Paula



A nossa claque!



Entrega do troféu ao Agrupamento...

Parabéns CELEIRO!


Sem comentários:

Enviar um comentário